Comprar um imóvel é um dos principais itens da lista de sonhos e objetivos dos brasileiros. Mas para realizar esse sonho, é importante se atentar a cada detalhe que possa atrasar essa conquista, também é necessário fazer um bom planejamento para poupar dinheiro e realizar um ótimo negócio.
Afinal, você procura um imóvel pronto ou na planta?
Para você descobrir qual a alternativa melhor para o seu perfil, é preciso pensar no prazo que você deseja se mudar, as condições de pagamento e se você quer se preocupar com reformas e mudanças no imóvel. Um imóvel na planta, é ótimo para quem não tem pressa para se mudar e não dispõe do valor total para dar entrada. Já o imóvel pronto é ideal para quem tem pressa para se mudar e deseja utilizar o saldo do FGTS para dar entrada no imóvel.
Como saber o meu potencial financeiro?
Para calcular o valor máximo que você pode ter de financiamento, a instituição financeira utiliza a renda familiar comprovada. Com esses dados, a instituição define o valor da entrada, prestações que cabem na sua renda e a taxa de juros.
Planejamento financeiro
O planejamento financeiro funciona como uma bússola para você alcançar seus objetivos. Sabendo exatamente quais são os seus objetivos, você cria mais engajamento e atinge mais facilmente as suas metas. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar no seu planejamento:
1- Organizar os gastos
Utilize uma tabela para controlar todos os seus gastos mensais, assim será possível ter uma visão dos gastos e de onde começar para reduzir os gastos desnecessários.
Processo de busca
Achar o imóvel ideal não é uma tarefa fácil e é uma tarefa que você passará horas procurando um imóvel que atenda todas as suas necessidades. Para auxiliar nessa jornada, criamos uma lista para você pensar antes de buscar o seu imóvel ideal:
1- Faça uma pesquisa focado no que você deseja
Antes de sair procurando um imóvel, o primeiro passo é definir o que você e a sua família precisam em um imóvel. Defina o que é necessário em um imóvel para atender todas as suas necessidades, como, por exemplo: quantidade de quartos, número de vagas, se tem necessidade de infraestrutura completa no condomínio, localização e orçamento.
2 – Se atente em todas as informações
Antes de sair agendando uma visita, tenha acesso a todas as informações necessárias do imóvel. Por exemplo, o imóvel tem a possibilidade de financiamento, a rua é segura como você deseja, possui serviços próximos? Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de se deslocar até um imóvel.
- Artigo Anterior Trabalhar com imóveis NOVOS é vantajoso?