Comprar um imóvel pronto para morar é a saída perfeita de quem precisa de um novo lugar pra ontem, como também é a oportunidade ideal para quem quer sair do aluguel.
Mas, fechar um novo contrato, ainda quando se trata da aquisição de um bem de alto valor, exige cuidados e muita sabedoria. O procedimento de compra não se resume apenas à assinatura dos papéis e ao pagamento.
Há alguns passos que antecedem o caminho antes de bater o martelo, que são de extrema importância para que a compra de um imóvel pronto para morar seja feita com sucesso.
Por isso, trouxemos os 4 passos essenciais que você precisa saber antes de comprar um imóvel pronto.
1- Descubra o seu potencial de compra
Antes de tudo: você quer pagar quanto? Na verdade, qual o seu potencial de compra?
O potencial de compra é o primeiro passo para entender qual o valor do imóvel pronto para morar que está compatível com a sua renda, e se o imóvel que deseja está de acordo com o seu perfil financeiro.
2- Escolha e avalie o imóvel pronto para morar
Após descobrir o seu potencial de compra, já terá em mente quais imóveis deve buscar de acordo com valores que estão dentro do seu orçamento estipulado para a compra.
Agora mão na massa! Defina a localização, o tamanho ideal para as suas necessidades e todos aqueles detalhes que passou anos desenhando como objetivo a alcançar.
Mas, além dos pontos principais da busca, um passo importante é visitar o imóvel e estar atento aos pequenos detalhes que não podem passar despercebidos!
Entre alvenaria, espaços, acabamentos, e demais pormenores que acabam não sendo percebidos através de anúncios, ou que não são revelados em primeira instância, estão os grandes causadores de conflitos futuros.
Avalie o imóvel com cautela! Caso haja alguma irregularidade, é possível negociar com o vendedor sobre reparos ou descontos e abatimentos no valor total do imóvel.
3- Se atente às documentação necessária
Na hora de preencher a proposta para dar início a compra do imóvel são necessárias algumas documentações. E se não sabe quais são, anote aí o que precisa enviar:
- Cópias da carteira de identidade e do CPF
- Cópia da certidão de casamento, se houver;
- Comprovantes de renda atualizados
- Cópia do comprovante de residência
- Autorização de débito em conta corrente quando o comprador optar por esta forma de pagamento.
- Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa)
- Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar:
- Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação do empregado.
- Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos.
- Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo
- Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiada.
4-Feche o contrato
Todos os passos completos, forma de pagamento aprovada e imóvel vistoriado, agora sim chegou o momento de assinar o contrato.
Mas atenção! Leia cada linha do contrato, entenda as cláusulas e tire todas as dúvidas para não ser pego de surpresa em algum momento futuro.
Após ter o contrato assinado por ambas as partes, a compra estará formalizada e as chaves nas mãos para que você já possa usufruir do seu imóvel.
Ah! Se ainda está à procura do imóvel pronto para morar perfeito visite nosso site e encontre!
Gostou? Compartilhe!!!
- Artigo Anterior Principais Tendências Tecnológicas para o Mercado Imobiliário.
- Próximo Artigo Vantagens de investir em imóveis em Florianópolis.